Incubacoop Catadores

Projeto executado pela Secretaria de Estado da Retomada (SER) em parceria com OCB-GO, SEBRAE, JUCEG, MPGO e Prefeituras, com o objetivo de ajudar os municípios na transição dos lixões, mobilizando catadores de recicláveis com o seguinte plano de ação:

- Capacitação através de curso gratuito via Colégio Tecnológico (Cotec) para organização de cooperativas, onde aprendem sobre gestão, legislação ambiental e cooperativista, comercialização e logística reversa.

- Consultoria em parceria com a OCB para abertura de CNJP da cooperativa.

- Desconto de 80% na taxa de abertura de CNPJ na JUCEG.

- Plano de negócio em parceria com o Sebrae às cooperativas atendidas.

- Crédito social para catadores equiparem suas cooperativas.

Fluxo Incubacoop Catadores

Em andamento:

  1. Demanda do Município (oficio para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. );
  2. Reunião online para diagnóstico junto à prefeitura;
  3. Visita ao município para Mobilização, Sensibilização e Cadastramento dos catadores;
  4. Demanda do curso ao COTEC;
  5. Execução do curso;
  6. Elaboração dos atos constitutivos (Ata e Estatuto durante curso);
  7. Elaboração do Plano de Negócio (Sebrae);
  8. Análise Jurídica dos atos constitutivos (OCB/GO);
  9. Certificação dos catadores e entrega de Bolsa Qualificação;
  10. Definição do kit de equipamentos (conforme quantidade de catadores aptos ao Crédito Social, sendo R$ 5 mil por catador);
  11. Disponibilização/adequação do galpão, implementação Coleta Seletiva (Prefeitura);
  12. Entrega do Crédito Social (equipamentos);

A ser implementado:

  • Serviço CONTÁBIL por 12 meses;
  • Consultoria às cooperativas;
  • Consultoria aos municípios para implementação da Coleta Seletiva e execução de Plano de Educação Ambiental.

 

 

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